top of page

II MICSESF

A MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO – MICSESF, contou com uma primeira edição realizada em 2016, onde se configurou como momento de intercâmbio das experiências realizadas ao longo de todo o ano letivo no chão da escola, na perspectiva de se evidenciar como a prática da educação científica tem desempenhado um papel inovador na construção do conhecimento na rede pública estadual da Bahia, especialmente no recorte referente ao Núcleo Territorial de Educação 10. A I MICSESF se constituiu na exposição de experiências e trabalhos de pesquisas, de estímulo ao protagonismo dos estudantes que, orientados por docentes, fortaleceram o domínio de habilidades próprias ao campo das Ciências, decorrentes do ensino escolar das diversas áreas do conhecimento.

Sua principal expectativa é mobilizar as escolas do território de identidade Sertão do São Francisco onde está localizado o Núcleo Territorial de Educação 10. Esse núcleo é responsável por acompanhar dez municípios: Canudos, Uauá, Curaçá, Remanso, Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Sobradinho e Juazeiro.

A MICSESF serve como credenciadora de projetos para a participação na Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia, iniciativa que já está na sua sétima edição e que, assim como a mostra, também é uma realização do Programa Ciência na Escola e se configura como importante momento de consolidação das práticas voltadas para a educação científica na educação básica pública da Bahia no território do NTE 10. Em 2016 credenciamos três projetos, os primeiros colocados em cada área de submissão. Para 2017, credenciaremos cinco projetos devido ao aumento de áreas de submissão de projetos.

Fruto da primeira edição, tivemos como principais contribuições científicas projetos selecionados para a mostra que traziam desde protótipos na área de robótica, criação de aplicativos para prevenção da violência contra a mulher e combate ao uso de drogas no ambiente escolar, tecnologias para o replantio da vegetação nativa da caatinga, catalogação de farmacopeia sertaneja, criação de tecnologias de combate ao Aedes Aegypt, construção de metodologias pedagógicas para o trabalho com deficientes visuais, veículo lançador de sementes nativas, entre outros. Além disso foram realizados projetos de intensa investigação de caráter histórico, sociológico e cultural dos municípios de abrangência da mostra.

Essas iniciativas propiciaram a ampliação do número de escolas envolvidas no Programa de educação científica da rede, que se consolida como iniciativa permanente no fomento a iniciação científica nas unidades de ensino, podendo ser potencializada por  meio da construção de novas iniciativas que culminem no evento, além de uma percepção ainda não formalmente catalogada do aumento sensível do número de estudantes oriundos do programa que conseguem ingressar em universidades públicas e posteriormente permanecerem em atividades voltadas para a iniciação científica.

Nossa mostra também envolve alunos da educação profissional e seus frutos tem repercutido nas suas comunidades por meio da construção de novas tecnologias que são por essas apropriadas.

Sua segunda edição foi pensada para acontecer inicialmente, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na perspectiva de constituir um evento voltado para a divulgação científica e ampliação da proposta de educação científica já implementada pelo Programa Ciência na Escola no âmbito da rede estadual de educação da Bahia.  Em virtude da realização do Encontro Estudantil da Bahia nesse período, sua realização está prevista para acontecer nos dias 20 e 21 de outubro, no campus do Departamento de Ciências Humanas- DCH III, da Universidade Estadual da Bahia que fica situado na cidade de Juazeiro. Esse campus conta com dois auditórios, espaço para a realização de eventos e exposições, espaço para alimentação, suprindo todas as necessidades relacionadas a espaço para a realização da mostra, além de já possuir adequação visando atender a legislação de acessibilidade em todos esses espaços uma vez que o evento é voltado para a ampla participação de todos os segmentos da sociedade.

20e 21 de Outubro, 2017 : UNEB : Juazeiro

CONTATO

Para outras perguntas e comentários envie um email para info@meusite.com

SPONSERS
SPEAKERS
CONTACT
MAILING LIST
A CIÊNCIA ABRE NOVAS OPORTUNIDADES E DESCORTINA NOVOS CAMINHOS.
PRONTOS PARA MUDAR O MUNDO?
20-21 de Outubro, 2017
Rua Edgar Chastinet s/n, Bairro
 
Geraldo, Juazeiro/BA.
 
CEP 48905-680
  • Facebook Basic Black

Realização:

Parceria:

Nossos Palestrantes

Em breve...

I MICSESF

Eventos futuros

  • II Mostra de Iniciação Científica do Sertão do São Francisco
    II Mostra de Iniciação Científica do Sertão do São Francisco
    sex., 20 de out.
    UNEB Câmpus III - Juazeiro
    20 de out. de 2017, 20:00 – 21 de out. de 2017, 06:00
    UNEB Câmpus III - Juazeiro, R. Edgar Chastinet, s/n - São Geraldo, Juazeiro - BA, 48905-680, Brasil
    20 de out. de 2017, 20:00 – 21 de out. de 2017, 06:00
    UNEB Câmpus III - Juazeiro, R. Edgar Chastinet, s/n - São Geraldo, Juazeiro - BA, 48905-680, Brasil
    Compartilhar

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page